top of page

MATERIAL:

 

Barro suficiente para grupos de 6 a 7 pessoas. O barro deve estar moldável e não deve secar. Serão também necessárias folhas, pequenos ramos/galhos, palitos, pequenos pauzinhos. 

 

OBJETIVOS:

 

Interagir em grupo;

Promover a criatividade;

Fomentar o espírito crítico;

Dramatizar situações da vida real;

Estimular a imaginação.

 

EXECUÇÃO:

 

Em grupos de 6 a 7, os participantes juntam-se ao redor de uma mesa, com um bocado de barro no meio. Durante aproximadamente 10 minutos, amassa-se o barro e bate-se de forma a obter uma massa relativamente macia, grande e sem forma aparente. O barro deve ser batido de forma energética. Em grupo, promovendo a interação entre todos, os participantes transformam a massa do barro numa ilha, acrescentando pormenores ao terreno como grutas, montes, rios, etc. 

Seguidamente, cada elemento do grupo irá criar dentro da ilha um território próprio, definindo os seus limites, construindo um abrigo ou uma casa, e melhorando-os da forma que mais desejar e bem entender. 

Por último será convocada uma reunião de conselho da ilha. Será elegido o presidente da ilha e serão tomadas todas as decisões que o grupo considerar relevantes e necessárias para a sobrevivência ou interação na ilha. As discussões podem ser interrompidas, pelo dinamizador que ao avaliar o decorrer da tarefa, poderá incluir incidentes e situações diversas a ocorrer na ilha. No final, serão sempre debatidas e discutidas as interações observadas no seio do grupo. 

Reflexão e consciencialização

© 2015 por FÁBIO MACHUQUEIRO PARA ACM SETÚBAL. Orgulhosamente criado com Wix.comm

CONTACTO:
913869951

ENCONTRA-NOS EM:Morada: Praceta do Montalvão – 2900-519 Setúbal – PORTUGAL
Telefone: +351 265 229 885 / +351 96 54 30 489

bottom of page