Material:
Objetivos:
Execução:
O dinamizador começa por relatar a história de um avião que se despenha em pleno deserto. “Estás num vôo com aproximadamente 5 horas de duração. Saíste do teu ponto de partida pelas 9:00 da manhã. No meio do caminho, o piloto anuncia-te que se desviaram da rota inicial certa de 150 km e que estão em sérias dificuldades. De seguida o avião despenha-se no deserto e todos os tripulantes morrem, excepto 100 passageiros. Visto do céu, o avião confunde-se com a areia do deserto. A ajuda pode demorar, ou nem sequer chegar a aparecer. A tua missão é salvar todos os passageiro. Por entre os destroços do avião, consegues encontrar: 3 bussolas; 100 garrafas de água, 100 óculos escuros, 100 pacotes de sal, 30 canivetes suiços, 1 enorme lona cor de areia, 50 cobertores, 1 espelho de maquiagem, 2 mapas da região, 100 latas de comida.
O dinamizador explica que o objetivo será descrever em poucas palavras a estratégia utilizada de forma a salvar todos os passageiros. Os participantes desta dinâmica deverão enumerar por ordem decrescente de prioridade os objetos acima relatados e que serão utilizados nesta missão de salvamento, tendo em conta que o nº1 é o mais importante e o nº10 o menos importante.
Esta é uma dinâmica em que terás de pensar e refletrir bastante. O dinamizador esperará algumas respostas concretas e fundamentadas, em desafios que requerem muita atenção. Denote-se que em termos aéreos, 150 km representam poucos minutos, logo em pouco tempo o avião irá ser encontrado. No máximo em 5 horas, darão por falta do avião, pois era o tempo previsto de vôo. A estratégia será sempre manter todos juntos, próximos do avião e aguardando o socorro, manter-se vivo e criar condições para um largo período de sobrevivência.
